Blog

Seleção de Junho - Sítio Água Limpa

Amado e Aparecida, um casal empreendedor. Há 29 anos juntos, são naturais da zona rural de Muriaé, onde trabalharam em lavoura branca e com gado. Porém o sonho do casal sempre foi juntar um dinheirinho, comprar sua terra e trabalhar com café.

Em 2011 uma oportunidade apareceu, em uma terra que para alguns estava abandonada e aparentemente sem potencial, os dois tiveram a visão do que o cuidado com a natureza e trabalho duro poderiam fazer, em um vale a 1250m de altitude e com uma vista maravilhosa para as montanhas do Caparaó.

Mesmo sem experiência, correram atrás para aprender a trabalhar com o café. Fizeram cursos, junto aos órgãos que prestam apoio rural (Senar; Emater) e amigos, e assim foram aprimorando o cultivo. Vendo o potencial do micro-clima da região, Amado e Aparecida junto a mais dois vizinhos, despertaram para a qualidade. As três famílias investiram em terreiro suspenso compartilhado, e começaram a lavar o café e separar por lotes. Foram chamados de “turma de malucos” pelos vizinhos, mas persistiram e não deu outra, quase toda a produção atual são grãos Especiais.

Já ficaram em 3º lugar em um concurso de Alto Jequitibá, e agora sonham em ganhar concursos nacionais.

Pontuação: 85 pontos
Produtor: Amado e Aparecida
Sítio: Água Limpa
Cidade: Alto Jequitibá
Região: Matas de Minas
Variedade: Catuaí Vermelho
Altitude: 1250m
Colheita: Manual
Processo: Cereja Descascado
Secagem: Terreiro Suspenso
Notas e Aromas: Mel, chocolate, ervas. Acidez cítrica marcante.

Entre também para o Nosso Clube do Café e receba as melhores seleções de Cafés Especiais na sua casa.

Assine Já